sexta-feira, 27 de maio de 2011

Visita de Estudo a Viseu - Reportagem (L.P.)





História da Cidade:

Viseu está associada à figura de Viriato, já que se pensa que este herói lusitano tenha talvez nascido nesta região. Depois da ocupação romana na península, seguiu-se a elevação da cidade a sede de diocese, já em domínio visigótico, no século VI.
Mesmo antes da formação do Condado Portucalense, Viseu foi várias vezes residência dos condes D. Teresa e D. Henrique que, em 1123 lhe concedem um foral. Seu filho D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) terá nascido em Viseu a 5 de Agosto de 1109.
No século XV, Viseu é doada ao Infante D. Henrique, na sequência da concessão do título de Duque de Viseu, cuja estátua, construída em 1960, se encontra na rotunda que dá acesso à rua do mesmo nome. Seu irmão D. Duarte, (rei) nasceu em Viseu a 31 de Outubro de 1391.
No século XVI, em 1513, D. Manuel I renova o foral de Viseu e assiste-se a uma expansão para actual zona central, o Rossio que, em pouco tempo, se tornaria o ponto de encontro da sociedade, e cuja primeira referência data de 1534. É neste século que vive Vasco Fernandes, um importante pintor português, cuja obra se encontra espalhada por várias igrejas da região e no Museu Grão Vasco, perto da Sé.



Reportagem da Visita:

A nossa turma, 7º B, participou numa visita de estudo a Viseu, no dia 14 de Março à zona histórica com o objectivo de conhecer alguns monumentos históricos da cidade e organizar uma reportagem fotográfica sobre os mesmos.
Quando chegámos, ficámos logo tristes e um pouco desanimados, porque estava um dia chuvoso e a nossa visita podia estar comprometida por causa das condições climatéricas.
No início, dirigimo-nos para a rua direita onde havia muitas lojas dedicadas ao pequeno comércio.
Passámos na zona antiga que está a ser recuperada e verificámos que existe uma preocupação em manter as fachadas antigas o que revela cuidado com a preservação do património (ilustração 1).
Passámos também num túnel onde observámos painéis medievais (ilustração 3) e dirigimo-nos, de seguida, a uma praça ladeada por vários monumentos: Igreja da Misericórdia, Museu Grão Vasco, Sé Catedral de Viseu (ilustração 4).
Entrámos em primeiro na Igreja da Misericórdia onde vimos o Senhor do Calvário, e apreciámos o altar que era feito de talha dourada (ilustração 7).
De seguida fomos para a Sé Catedral de Viseu passando em frente ao Museu Grão Vasco (ilustração2).
Entrámos então na Igreja da Sé (Igreja de Santa Maria de Viseu) onde vimos o Claustro (ilustração 5); que as paredes do edifício exibiam vários painéis de azulejo (ilustração 6), Lápides, imagens de Estilo Gótico, vários altares e capelas: Nª Senhora da Assunção, Santo António de Lisboa (ilustração 12) e Santa Rita de Cásia. Entrámos então na Capela da Reconciliação. Vimos o Culto de São Teotónio, Relíquia de Braço de São Teotónio (ilustração 10). A Sé Catedral, pelo que pudemos observar, foi construída ao
longo de vários séculos, pelo que apresenta vários estilos: Românico, Gótico e Barroco (ilustração 13).

Regressámos passando por várias ruas onde apreciámos várias casas antigas e onde vimos uma estátua de D. Duarte que tinha um cartaz a dizer: “ Também eu estou à rasca e sou Rei”.
Gostámos muito desta manhã, porque aprendemos muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário